Página Principal Retorna à Página Anterior

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Toda cidade tem uma história, que se inicia com a sua fundação e evolui através do tempo. Há muitas formas de contá-la. Ela está presente na cultura de seu povo, nos ciclos de seu desenvolvimento econômico e social, nas obras ilustres, e também nas edificações, memória visível da evolução urbana.

Selecionar no sítio urbano e em seu entorno exemplares de arte, arquitetura, ou ainda salvaguardar as paisagens naturais significa atribuir a esses elementos isolados a possibilidade de serem atores integrados da história, cumprindo uma função social de contar à sua maneira as aptidões de desenvolvimento humano de cada época.

A escolha e a manutenção de determinados valores através das edificações e obras de arte, principalmente se feitas de uma maneira explícita, com participação de segmentos da comunidade, como é o caso dos Conselhos de âmbito municipal, estadual ou federal, podem conduzir e qualificar o desenvolvimento de uma cidade.

É meta do IPPLAP incentivar modos de atuação junto à comunidade, promovendo ações que estimulem o cidadão comum a identificar os bens de patrimônio, resgatando com isso parte de sua história pessoal e a memória coletiva. Identificar sua história e apropriar-se de seu habitat podem gerar uma relação positiva de co-responsabilidade entre o cidadão e o Poder Público no lugar onde se vive, elevando o civismo e a valorização da história da cidade.

 



Existe 1 documento disponível !
Manual de Obras para Edificações Preservadas





Untitled Document
e-Cliente Informática